Como Funciona o SISU 2021

Ter uma qualificação no ensino superior é importante para uma vida profissional bem-sucedida, e ingressando numa das faculdades inscritas no Sisu você consegue ter um ensino de qualidade no seu curso de nível superior. Entenda como funciona o Sisu, quem pode participar e como fazer a sua inscrição Sisu, já a seguir:

Como Funciona o SISU 2021

Como Funciona o SISU 2021


SISU 2021

Com o objetivo principal de gerenciar as vagas disponíveis para os alunos que fazem o exame nacional do ensino médio (Enem), o Sistema de Seleção Unificada (SISU) foi criado Pelo Ministério da Educação em parceria com o Governo Federal.

O Sisu conta atualmente com mais de 128 faculdades que anualmente disponibilizam as suas vagas por meio dele aos alunos que fazem a prova do Enem, sendo que é possível ter acesso a faculdades de universidades do Rio de Janeiro, Bahia, entre outros estados.

Como Funciona o SISU

Como Funciona o SISU


Como Funciona o SISU?

Para que os candidatos inscritos no Sisu 2021 possam ser atribuídos as vagas, estes precisam de estar de acordo com o modo de funcionamento deste sistema, sendo que o mesmo se baseia no número de vagas disponíveis por curso em cada uma das universidades inscritas, o número de candidatos e a nota alcançada no Enem por cada um dos alunos inscritos.

No caso da nota de cada um dos candidatos, a mesma é levada em consideração na geração da nota mínima necessária para ter chances de ganhar a vaga desejada – a nota corte Sisu.

Essa nota de corte vária de curso para curso, sendo que ela muda bastante ao longo do período de inscrição, já que quanto mais candidatos com notas altas no Enem se inscrevem num determinado curso do Sisu, ela terá que subir, e com isso o curso em questão ganha mais concorrência.


Quem Pode Participar

Os requisitos para concorrer a uma das vagas oferecidas pelas universidades cadastradas no Sisu são bem mínimos, sendo que basta que o aluno em questão tenha participado na edição anterior do Enem e que o mesmo não tenha obtido nota igual a zero na redação.

Salientado apenas que também é preciso prestar atenção a nota mínima adotada por algumas instituições de ensino para alguns cursos, pois nesse tipo de caso o aluno terá que satisfazer essa pontuação mínima.


Inscrições SISU 2021

Como foi dito anteriormente, para se inscrever no Sisu é necessário que o candidato tenha feito a prova do Enem, pois somente dessa forma será possível prosseguir para a inscrição no sistema.

O processo de inscrição Sisu 2021 é bastante simples, e pode ser feito bastando seguir o seguinte passo a passo:

  1. Entre no site http://sisu.mec.gov.br/;
  2. Entre com o seu número de inscrição e senha Enem;
  3. Agora escolha as duas opções de cursos que você desejar e clique em “Confirmar Inscrição”;
Inscrições SISU 2021

Inscrições SISU 2021

Com isso feito, a sua inscrição já estará concluída, sendo que há necessidade de ficar atento ao site apenas para conferir as notas de corte por curso para cada dia, pois elas mudam bastante durante o período de inscrição.


Resultado SISU

Normalmente os resultados Sisu são divulgados logo após a liberação da nota do Enem e inscrição do candidato no sistema, sendo que a verificação do resultado pode ser realizada de forma bem simples, bastando seguir o seguinte passo a passo:

  • Acesse a página do sistema clicando AQUI;
  • Dentro da aba, insira o seu número de inscrição e a senha Enem.

Entrando no campo interno, você será apresentado uma mensagem que dirá se você conseguiu ou não passar na sua primeira ou segunda opção de curso.

Sendo que também dá pra conferir os resultados Sisu 2021 na página inicial do site do sistema, numa lista que fica do lado esquerdo.

Saiba também como se inscrever no Pronatec 2021 e conquiste bolsas de ensino para profissionalização dos estudantes.

Leave a Reply