Inscrição SISU 2021 sem a nota do ENEM 2020

Hoje em dia, para a maioria dos programas federais referente a facilitação do ingresso de jovens e adultos para no curso superior, o ENEM é fundamental. Entretanto, o ano de 2020 foi fora do comum, o novo Coronavírus mudou toda a rotina da população e consequentemente, obrigou certas adaptações, como a mudança da data do Enem, por exemplo. Nesse cenário, como é possível fazer a inscrição SISU 2021 sem a nota do ENEM 2020? Você vai entender tudo isso e muito mais logo abaixo.

Inscrição SISU 2021 sem a nota do ENEM 2020

Inscrição SISU 2021 sem a nota do ENEM 2020

Como se inscrever no SISU sem a nota do ENEM 2020?

Atualmente, o SISU acontece 2 vezes ao ano, ou seja, no começo do ano letivo e na metade do ano letivo (janeiro e julho). Todavia, o único requisito até o momento para participar do SISU é a utilização da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

Como foi citado anteriormente, o ENEM 2020 não aconteceu, sendo adiado para o final de janeiro. Porém, um veto do presidente Jair Bolsonaro modificou tanto as regras do SISU, como de outros programas federais.

Agora, para quem deseja se inscrever no SISU, não é mais preciso ter a nota do ENEM em mãos. Entretanto, o candidato terá a opção de utilizar a nota do ENEM dos anos anteriores na hora da inscrição.

Sendo assim, para se inscrever no SISU, basta fazer o procedimento comum no site oficial do SISU.

Até o momento, o Ministério da Educação (MEC) não divulgou mais detalhes sobre essas mudanças.

Novas Regras do SISU 2021

Como foi citado anteriormente, o Ministério da Educação (MEC) do Governo Federal divulgou uma publicação no Diário Oficial da União referente ao ENEM em relação aos programas SISU, FIES, PROUNI, etc.

Até o momento, para todos os candidatos que vão se inscrever no SISU no ano de 2021, a nota do ENEM de 2020 não será obrigatória. Até o momento, esses são os detalhes informados. Porém, não se sabe ainda se será obrigatório utilizar a nota do Enem dos anos anteriores ou não.

Prazo de Inscrição do SISU 2021

Para você que deseja participar do SISU 2021, serão disponibilizadas 235.461 vagas ao redor do país. Entretanto, para você não perder essa oportunidade, é de suma importância ficar atento ao cronograma de inscrição para o SISU 2021.

Cronograma SISU 2021:

  • Inscrições SISU 2021 deve ser feita do dia 22 de janeiro e finaliza no dia 25 de janeiro de 2021 às 23h59;
  • 1ª chamada vai acontecer no dia 28 de janeiro;
  • Matrículas dos aprovados na 1ª chamada devem ser feitas entre o dia 28 de janeiro a 4 de fevereiro;
  • Manifestação de interesse na lista de espera entre os dias 30 de janeiro até as 23h59 do dia 4 de fevereiro
  • Convocações nas demais chamadas a partir de 7 de fevereiro
Cronograma SISU

Cronograma SISU

Quem pode se inscrever

Antigamente para se inscrever no SISU, todos os requisitos estavam relacionados ao ENEM, porém, agora as coisas mudaram um pouco.

Portanto, não existe mais pré-requisitos estabelecidos para se inscrever, basta não ser um treineiro de vestibular.

Leave a Reply