Lista de Espera Sisu 2021

Lista de Espera SISU 2021 – As inscrições para o Sisu 2021 já estão começando e neste processo muitos alunos têm várias dúvidas de como realizar a inscrição, como funciona o processo seletivo, a nota de corte, os resultados, dentre outras informações importantes. Confira abaixo como participar da lista de espera SISU 2021 e como fazer a sua inscrição.

O Sistema de Seleção Unificada, mais conhecido como Sisu é um sistema do governo federal administrado pelo Ministério da Educação (MEC). O programa consiste em abrir vagas nas universidades públicas para os alunos terem a oportunidade de estudarem de forma gratuita e com muita qualidade.

Lista de Espera SISU 2021

Lista de Espera SISU 2021

Para participar do Sisu é preciso ter feito o Enem do ano anterior, ou seja, para realizar o Sisu 2021 é preciso ter feito o Enem 2017. As inscrições do Sisu são feitas de forma gratuita e é preciso verificar as notas de corte para o curso desejado.


Lista de Espera Sisu 2021

Após as inscrições do Sisu, o sistema divulga o resultado de quem foi selecionado a vaga na universidade pública ou não. Quem foi selecionado é chamado para a “chamada regular” que é a primeira chamada para quem tirou a nota mínima necessária para o curso escolhido.

O aluno que não foi selecionado pode participar da lista de espera do Sisu, já que alguns alunos que não compareceram na universidade para realizar a matrícula terá sua vaga disponibilizada para um aluno que esteja na lista de espera.

Para participar da lista de espera é preciso estar por dentro de todas as etapas do processo seletivo e cumprir o cronograma estipulado pelo sistema. Qualquer estudante que realizou o Enem e não foi selecionado na chamada regular para a primeira opção de curso escolhido podem se inscrever para a lista de espera.


Como Funciona a Lista de Espera Sisu 2021?

A lista de espera do Sisu 2021 funciona de forma automática e para participar basta acessar o site do Sisu, preencher os dados exigidos na página do boletim do estudante e entrar para a lista de espera.

Caso o aluno seja selecionado pela lista de espera, a própria instituição de ensino entrará em contato com o aluno para realizar a matrícula e levar todos os documentos necessários. A chamada regular começa após o encerramento das inscrições no Sisu 2021 e segue por cerca de 10 dias.

Logo em seguida desse prazo a lista de espera começa a ser verificada e a instituição pode entrar em contato com o aluno depois de uma semana em média.


Como se inscrever na lista de espera

Poderão participar da lista de espera os estudantes que não foram selecionados na chamada regular entre 2 e 7 de fevereiro. Para se inscrever, será necessário acessar a página “veja meu boletim” no site oficial do SISU, e manifestar seu interesse.

Inscrição para Lista de Espera SISU 2021

Inscrição para Lista de Espera SISU 2021

Como se inscrever na lista de espera do SISU 2021:

  • Acesse o portal do SISU 2021;
  • Preencha o seu número de inscrição e acesse o sistema;
  • Clique no botão “Ver meu Boletim”;
  • Na 1ª opção de curso, clique no link “participar da Lista de espera”

Fique atento para a documentação exigida para realizar a inscrição pelo SISU. O prazo para a entrega dos documentos varia entre as instituições de ensino superior, por isso é importante ficar atento.

Lista de Espera do SISU

Lista de Espera do SISU


Requisitos para participar

Para participar do Sisu 2021 o candidato precisa ter feito o Enem de 2017, que aconteceu em novembro do ano passado. As notas do Enem saíram no meio do mês de janeiro e agora começam as inscrições para o Sisu 2021.

Os alunos que tiveram uma nota mínima para o curso escolhido serão possivelmente convocados pela universidade para matrícula. Os alunos que não foram selecionados para a primeira opção de curso podem entrar para a lista de espera.


Documentos para matrícula SISU

Se você está ligado nas notas de corte do SISU 2021 e está preparado para ser selecionado para o curso desejado, é bom já deixando separada toda a documentação necessária para fazer a sua inscrição.

Lista de documentos Sisu 2021

Lista de documentos

Documentos para se cadastrar:

  • Documento de Identidade com foto (RG, CNH, CTPS ou passaporte);
  • CPF (caso o número não esteja incluído no seu documento de identidade):
  • Certidão de casamento (se aplicável);
  • Certificado de conclusão do ensino médio;
  • Comprovante de quitação eleitoral (caso maior de idade);
  • Comprovante de quitação militar (caso maior de idade do sexo masculino).

Inscrição Lista de Espera SISU 2021

Para entrar na lista de espera, acesse o site www.sisualuno.mec.gov.br, preencha o número de inscrição do seu Enem e a senha do Enem. Você será redirecionado para uma outra página para escolher a primeira opção de curso e por fim clicar em “participar da lista de espera”.

Após as inscrições e o prazo para se inserir na lista de espera, o sistema gera uma lista com os nomes dos alunos interessados. Essa lista é enviada para as instituições públicas federais. Caso abra vagas, as universidades federais entram em contato com o estudante para a matrícula.

Leave a Reply