Segunda Chamada SISU 2021

Segunda Chamada SISU 2021 – Atualmente, o Sistema de Seleção Unificada, mais popular como SISU 2021, simboliza uma das principais maneiras que se tem para ingressar no ensino superior público. Dessa forma, não é de se espantar que o programa possua uma enorme importância na vida de inúmeros estudantes.

Por isso, decidimos que seria essencial exemplificar alguns dos principais pontos a seu respeito; hoje, abordaremos o funcionamento da segunda chamada do Sisu. Então, venha com a gente e saiba mais!

Segunda Chamada SISU 2021

Segunda Chamada SISU 2021

Segunda Chamada SISU 2021

O Sisu caracteriza-se por ser gerenciado pelo MEC (Ministério da Educação), por ser integralmente gratuito e por realizar, a partir do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), duas seleções por ano; estas oferecem diversas vagas SISU 2021 nas instituições federais e estaduais do país.

Em cada classificação são eleitos os alunos com as melhores pontuações. Muitos dos selecionados, no entanto, não confirmam o seu interesse na vaga, desistindo dela; é nesse contexto que se destacam as chamadas posteriores, que também são conhecidas como listas de espera.

Como toda universidade tem o objetivo de preencher as vagas que ofertou, é comum que as instituições realizem segundas, terceiras e até quartas chamadas. Elas seletam aqueles candidatos que tiveram desempenhos satisfatórios no Enem, mas que não foram suficientemente altos para a primeira convocação.

É importante que o estudante obtenha um bom resultado no Enem para realizar a inscrição SISU 2021. Pois, por meio do seu desempenho é que se tem a chance de conseguir uma vaga na primeira chamada do programa.

Como qualquer processo seletivo, aqueles que tiverem as melhores notas, terão maiores chances de iniciar um curso. Já as pessoas com menores notas terão que aguardar por desistências para conseguir uma vaga.

Data da Primeira Chamada do SISU 2021

calendário sisu 2021Como especificado acima, o MEC é o responsável pelo Sisu, sendo quem determina as datas das primeiras chamadas do programa.

  • Tornou-se habitual que o órgão disponibilize a primeira convocação do Sisu/1 nas semanas conseguintes à divulgação do resultado do Enem, em meados de fevereiro.
  • A primeira chamada do Sisu/2, por sua vez, costuma ser disponibilizada entre junho e julho.

As inscrições do primeiro semestre acontecem entre os dias 21 e 24 de janeiro, sendo os resultados divulgados logo no dia 28 de janeiro.

Data da Segunda Chamada do SISU 2021

As demais seleções do Sisu competem às universidades. Cada instituição tem a liberdade de escolher quando será disponibilizada a segunda chamada dos cursos que oferta e se haverá ou não mais de duas seleções.

Dessa forma, é indispensável que os estudantes se atentem ao portal da faculdade para a qual se inscreveram; as administrações dos institutos costumam divulgar todas as atualizações por meio do site oficial.

Confira abaixo as datas para segundo semestre:

  • Período de inscrições: 12/06 a 15/06;
  • Resultado da primeira chamada: 18/06;
  • Inscrições para a lista de espera: 22/06 a 27/06;
  • Matrícula da chamada regular: 22/06 a 28/07;
  • Convocação dos classificados na lista de espera: 03/07 a 21/08.

Como se Inscrever na Segunda Chamada do SISU?

Antes de saber se precisará se inscrever na segunda chamada do Sisu, o candidato deverá se registrar na primeira convocação do sistema, uma vez que ele pode ser selecionado ainda nela. Para isso, deve-se:

  • Acessar o canal eletrônico do programa a partir deste atalho;
  • Clicar no botão “Fazer inscrição”, localizado no início da página;
  • Inserir os dados que serão solicitados – número de inscrição no Enem (que pode ser obtido nesta plataforma) e senha cadastrada no portal do exame;
  • Validar o código de verificação requisitado;
  • Clicar em “Entrar no Sisu”;
  • Indicar as opções de curso.
Inscrições Sisu 2021

Inscrições Sisu 2021

Caso o participante não seja selecionado nessa chamada, ele deverá:

  • Acessar o site do sistema após a divulgação dos primeiros resultados;
  • Realizar o login na plataforma;
  • Clicar em “Participar da lista de espera”.

Observação: cabe salientar que não é possível concorrer às chamadas futuras da segunda opção de curso; pode-se fazer isso apenas na primeira escolha.

Vagas SISU Segundo Semestre

O SISU possui uma grande vantagem que é o segundo semestre, pois o número de candidatos é menor, se compararmos com o primeiro semestre.  Dessa forma, você pode ter maiores chances de iniciar um curso de nível superior.

 

Leave a Reply