Vagas SISU 2021

O número de vagas SISU 2021 de cada instituição de ensino depende dos critérios utilizados pela mesma para os processos seletivos. Cada instituição de ensino superior tem autonomia para reservar as opções pelo Sistema de Seleção Unificada segundo seus critérios, desde que respeitadas as cotas para estudantes de baixa renda, pretos, pardos e índios.  Para conferir as vagas do Sisu 2021, confira o texto abaixo.

Vagas SISU 2021

Vagas SISU 2021

SISU 2021

O SISU 2021 é o Sistema de Seleção Unificado, criado pelo MEC para permitir o ingresso de estudantes no ensino superior com a nota do Enem. O SISU pode ser usado para ingresso tanto em instituições públicas quanto particulares.

Para ingressar no programa, e importante que o candidato se enquadre nos requisitos do programa, e que tenha realizado a prova do Enem no ano anterior.

Acesso SISU 2021

Acesso SISU

As vagas do Sistema são oferecidas nas modalidades de ampla concorrência e através das cotas sociais. Os estudantes selecionados serão aqueles com as melhores notas dentro de cada modalidade.

Em 2021, o SISU vai selecionar os estudantes em duas chamadas em cada semestre.


Requisitos e Nota de Corte

Para se inscrever no SISU 2021, os candidatos precisarão se enquadrar nos seguintes requisitos solicitados pelo MEC:

  • Ter realizado a última edição do Exame Nacional do Ensino Médio, o ENEM 2018;
  • Ter obtido nota superior a zero na redação;
  • Ter obtido nota superior a 450 pontos na prova objetiva;
  • Se tiver se inscrito na modalidade de estudante de baixa renda, será necessário comprovar a condição de seu grupo familiar.

Ao se cadastrar o estudante pode escolher duas opções de curso, aqueles que se encaixam nos requisitos da Lei de Cotas poderá se inscrever solicitando a cota também.

O prazo de inscrições do SISU dura alguns dias. Depois de ter realizado o Enem, os interessados nas vagas podem acompanhar todos os dias as notas de corte e a classificação parcial de cada um dos cursos disponíveis.

Os candidatos podem fazer quantas alterações acharem necessárias, mudando cursos e universidades, até o fim do prazo de inscrições, lembrando que o que valerá será a ultima alteração feita.


Calendário SISU 2021

O calendário do SISU é divulgado pelo Ministério da Educação. Confira abaixo as datas de liberação do exame para o primeiro e segundo semestres de 2021.

Primeiro Semestre

Período Evento
29/01 a 01/02 Período de inscrições – As notas de corte serão divulgadas nos dias 30,31 e 01 de fevereiro a partir de 0h.
02/02 Resultado da chamada regular
02/02 a 07/02 Prazo para participar da Lista de Espera
05/02 a 07/02 Matrícula da chamada regular – Devendo ainda observar os dias, horários e locais de atendimento definidos por cada instituição em seu edital próprio.
09/02 a 30/04 Convocação dos candidatos em lista de espera pelas instituições a partir desta data

Segundo semestre:

Período Evento
12/06 a 15/06 Período de inscrições – As notas de corte serão divulgadas nos dias 13, 14 e 15 de junho a partir de 0h.
18/06 Resultado da chamada regular
22/06 a 27/06 Prazo para participar da Lista de Espera
22/06 a 28/06 Matrícula da chamada regular – Devendo ainda observar os dias, horários e locais de atendimento definidos por cada instituição em seu edital próprio.
03/07 a 21/08 Convocação dos candidatos em lista de espera pelas instituições a partir desta data

Vagas SISU 2021

Os alunos devem estar sempre atentos as datas de inscrições pois geralmente na 1º edição do SISU do ano ela pode oferecer mais vagas que a 2º edição.

Para consultar as vagas SISU oferecidas pelo programa o candidato deverá consultar o site do SISU, onde o Ministério da Educação disponibilizará o acesso para a consulta de vagas, ao todo em 2021 foram disponibilizadas 57.271 de vagas em diversos cursos em 68 instituições de ensino superior no Brasil.

No site o candidato pode pesquisar pelo campus de sua preferência, pelo curso que quer prestar ou até pela cidade de seu interesse. Muitos geralmente deixam para fazer essas consultas em épocas de inscrições, mas o mais indicado é que você já esteja ciente do que gostaria de fazer e se vão ter vagas disponíveis com antecedência.


Cursos do SISU 2021

Sabemos que as opções de cursos para o SISU são muito grandes, pois devido ao tento de vagas mais cursos se incluem no processo seletivo, mas sabemos também que não é um trabalho fácil ingressar em uma universidade de ensino superior publica de uma hora para outra.

É sempre bom estarmos atentos aos benefícios e áreas que o programa oferece os cursos são disponibilizados pelo SISU se difundem em 3 categorias: Bacharelado, Licenciatura e Tecnólogo.

  • Bacharelado: Tem em média a duração de quatro anos, onde formará profissionais que poderão atuar em campos que abrangem a sua formação.
  • Licenciatura: Sua Duração varia entre três e quatro anos, seu principal objetivo é o de aprender para ensinar, onde não somente professores se formarão em licenciaturas, mas que através desse currículo o mesmo estará apto a ensinar a sua modalidade.
  • Tecnólogo: Cursos de duração mais rápida como dois anos voltados às demandas do mercado de trabalho, formando profissionais com um campo de atuação mais específico.

Esses e muitos outros benefícios você encontrarão no site do SISU 2021 que te instruirá sobre a melhor opção para o seu caso.

Pesquise a universidade e o curso de sua preferência, se informe se o mesmo oferece o programa e esteja sempre atento, pois essa oportunidade mudará a sua vida!

Leave a Reply